sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mana Leak, take two

Para surpresa da comunidade Magic em geral, tanto blue como aggro mages, foi hoje confirmado o regresso de Mana Leak em M11. Parece que, por fim, o pêndulo volta ao azul, após dado o grande impulso à cor branca com cartas como Path to Exile, Oblivion Ring, Elspeth, Gideon, Wall of Omens... e Baneslayer Angel.

O que significa isto para Standard? Apenas que é tempo de largar os Cancel... mas não substituirá o Deprive.

O deck de Control do formato ganha aqui uma arma bem indispensável para o early-game. Se Oust já era opção contra os avanços rápidos, muitas vezes ajudados por uma certa Cobra ou Hierarca, Mana Leak trará um sinal STOP mais definitivo. É claramente melhor que um "tenta mais tarde". Entre a Mana Leak e a Elspeth são apenas dois land drops; a partir daí são Gideons, Jaces, Mind Springs e Martial Coups.

Blue-White ganha, com esta adição, dois muito bons Counterspells. Entre Mana Leak e Deprive, será realmente possível um deck ao estilo Draw-Go em Standard? Só falta card draw instantâneo... e Jace's Ingenuity está em M11. E eu "aposto" no retorno de Stroke of Genius a Standard.

Mas onde Mana Leak brilha mais não é em Standard, mas no novo formato de Extended. Um pseudo-hard counter fazia falta no formato, com a imediata rotação da Nona Edição. Mana Leak impede. Mana Leak atrasa. Mana Leak promove estratégia. Será uma estrela no formato onde Broken Ambitions é medíocre e Deprive serve apenas no late-game.

Estes são apenas alguns dos pensamentos que uma carta me provocou. M11 tem sido fascinante de acompanhar; espero só que não deixem a cor Preta de parte, como se tem verificado ultimamente. As cartas estão a subir de nível e é inevitável o tremendo impacto que este set irá ter em ambos Standard e Extended.


Até à próxima,

Pay 3 more mana.

~dt

Sem comentários:

Enviar um comentário